quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

[Diário] Alergias, intolerâncias e hábitos.

"You better believe I'm coming
You better believe what I say
You better hold on to your promises
Because you bet, you'll get what you deserve"

Estou lenta. Sempre fico mais lenta que de costume quando estou doente. Na verdade estou no meio de uma crise alérgica em que não posso ignorar os fatores: estou trabalhando com arquivos e papel velho sempre prejudica e tenho dois gatinhos e uma casa cheia de pelos (e uma caixa de areia pra limpar). Isso meio que não ajuda a sarar logo e já apelei pros remédios. O negócio é torcer para não atacar a sinusite (apesar que as dores na face ontem já sinalizaram existir) porque se eu tiver que voltar no médico vou ficar com raiva.

Hoje a mulher dos lanches tinha bolo de milho e eu perguntei se tinha trigo. Ela respondeu que sim e eu perdi a fé na humanidade. Como que bolo de milho vai trigo? É tipo por trigo no pudim pra endurecer, muito injusto. Essa vida de ter intolerância é um tanto ingrata. Lactose ainda dá pra driblar (graças ao maravilhoso complemento alimentar importado: enzima lactase), mas glúten, gente, que agonia. Eu sei que as pessoas com verdadeira alergia a glúten sofrem horrores desde crianças, mas eles estão condicionados e digerem melhor (com o perdão do trocadilho) a ideia de não poderem comer algumas coisas, quando se adquire isso adulto é tão penoso. Agora eu compreendo porque algumas pessoas com diabetes adquirida na vida adulta acabam não conseguindo controlar a glicemia, ou pessoas com peso alto não simplesmente param de comer, é difícil mudar hábitos alimentares enraizados. Lembrando da postagem de ontem, não me julguem se eu me empanturrar de bolo e pão de queijo, eu sou gente, eu não consigo viver de chá.

Bom, pelo menos eu diminuí boa parte dessas substâncias deliciosas e nocivas, claro que não consegui (quem sabe isso seja um 'ainda') tirar isso da minha dieta. Impor uma dieta tão restritiva de uma vez não é muito efetivo. Fora lactose e glúten, tem pelo menos mais uma lista de 20 alimentos, geralmente gostosos proibidas, incluindo café, condimentos, conservantes, chá preto (apenas choro), algumas frutas, e alimentos gordurosos. Então nem me sinto mal por não ser vegetariana, porque se fosse já teria secado e morrido.

Mas outros hábitos são mais prazerosos e podem me ajudar, até hoje só faltei um dia de academia e vou procurar outra antes dessas aulas acabarem (é por semestre) para não parar. Me sinto bem depois de ver os resultados de pouco mais de um mês de musculação, não perdi peso, mas acho que perdi gordura, meus braços e pernas estão mais firmes, isso incentiva. Fora que (tirando essas alergias) a saúde deu um salto de qualidade. Não quero parar!

Desenho de dias atrás.



6 comentários:

  1. reeducacao alimentar forçada eh dose mesmo penew x.x

    força na vida e gogogo musculacao!

    ResponderExcluir
  2. Ter que se limitar em um mundo cheio de doces e porcarias gordurosas lactosas e gluterosas é foda mesmo. Pelo menos você tem uma consciência já formada e tenta reverter da forma que você consegue, conheço muitas pessoas que ñ passaram nem do primeiro passo, que é aceitar a doença e ficam naquela situação calamitosa de ir parar no hospital toda semana.
    Eu ñ tenho muita propriedade pra falar desse tema mas espero que você consiga cada vez mais alcança um equilíbri aceitável!

    ResponderExcluir
  3. nossa, é verdade, É mt dificil mudar hábitos alimentares, precisa de muita disciplina!!! Força \o\

    Eu tô precisando me reeducar tbm. Depois das crises de ansiedade que eu tive em 2012, comi pouco, emagreci, e a solução que eu encontrei pra voltar a gostar de comida foi me desregrar XD Então tá sendo bem comum na minha vida: sanduíche, macarrão, bolo, pão de queijo, batata frita...HAHUAHUAUHA! Mas tem uma hora q até isso cansa, o bom mesmo é estar saudável. Voltei a comer arroz integral e diminuir a quantidade de carboidratos e proteínas. Tô tentando comer mais legumes e frutas e não beber mais refrigerante ou suco industrializado^^v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vida que vc acha não saudável era a minha antes de ter intolerância (que coincide com o tempo que eu podia comer tudo sem engordar). Quando fico ansiosa como mais, muito mais.

      Vamos mudando os hábitos!

      Excluir

Comente!!