segunda-feira, 17 de março de 2014

[Passo a passo] Pintura com lápis de cor.

"On and on and on my love
Agree to disagree
Under the surface it's role universal
The opposites decree
We're both in tune
When we're chasing the moon
But under the sun I'm hunted just like you
Hunted just like you
I'm hunted just like you"

O fim de semana foi legal, deu pra eu fechar algumas pendências, começar outras, descansar e tudo mais. Teve aniversário e despedida, mas tudo é festa! Agora devo um presente de amigo secreto do ano passado ainda.

Eu não sei pintar lindamente, mas eu aprendi algumas coisas com lápis de cor que podem ser úteis para quem gosta de brincar (como sempre, nada profissional), então hoje vou passar um passo a passo que aprendi anos atrás mas não pratico muito. É um tipo de pintura de pele para aquela cor default que a maioria dos personagens tem. Em uma próxima ocasião posso passar o passo a passo da pintura da Korra, que tem a pele escura.

Vamos lá. Eu não escaneei as imagens, são todas de fotografias de celular, mas acho que elas vão servir para o nosso propósito.

Bom, primeiro aqui vai o desenho só de lápis. Escolhi um de rosto que assim mostra melhor como ficam os detalhes de sombra (aqui eu tinha começado a pintar a orelha antes de lembrar de fotografar, my bad). Ainda tem alguns traços do rascunho também, mas tudo eventualmente vai sendo apagado.



A primeira cor que vamos selecionar, daquela caixa básica de 12 cores de lápis de cor normal, é o azul claro. Vamos preencher todos os locais mais sombreados da pele do personagem.

"Mas Miragem, como assim azul?"

Na primeira parte, a gente sempre fica um pouco temeroso de passar o azul como cor de pele, se estiver na dúvida, passe bem pouco e bem fraquinho para não estragar o desenho. Mas passe o azul, veja como fica:




Depois do azul, vem o verde claro, veja que vamos aquecendo as cores. Passe em todos os locais que você passou o azul, todos mesmo, passe por cima e um pouco além! Passe também em contornos e em locais que a sombra seja menos intensa, ou seja, como se fosse uma gradação. Olha o resultado:



Sim, parece meio doente, mas vamos prosseguir. A próxima cor é o laranja, preencha onde foi o azul e o verde e vá além, diminuindo a intensidade onde for mais claro. Não, não estamos pintando a Estelar. Vão na fé, olha como está ficando. Aqui apaguei os contornos do olho que estavam em grafite para não interferirem na cor.


Finalmente, vamos preencher com a 'cor de pele' que geralmente vem nesses kits de 12 cores. É um rosa bem claro, preencha tudo, mesmo sobre as cores anteriores. Como resultado, você terá um desenho com noção de profundidade bem clara. E não vai parecer mais que o personagem está doente.


Ainda fantasmagórico? Bônus time! Vamos preencher os olhos com as cores escolhidas (aqui azul bem claro e cinza). Para marcar os cílios, um pouco de rímel cai bem, só usar o pretinho básico para reforçar (os olhos são a parte mais expressiva do desenho).


Olhos feitos, vá pra cabelos e roupas (aqui somente cabelos ruivos). No final, se quiser, passe um traço fino preto onde quer reforçar os contornos. Prontinho! Colorido e sem necessidade de nanquim!



Caso tenham curiosidade de como colorir de outras formar, podem perguntar que eu faço post, e se não souber eu pesquiso.






4 comentários:

Comente!!